-
Arquitetos: Luís Peixoto
- Área: 120 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Arménio Teixeira
-
Fabricantes: Beker, Fama, Primus Vitória, Roriz, Sanitana
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para Coura parte da necessidade de reabilitar uma casa de campo com dois séculos de história, abandonada pelos herdeiros que construíram casas novas nas imediações. Esta construção de pequena dimensão, agora adquirida para casa de férias, apresentava dois pisos e um programa funcional original que consistia num abrigo de animais (piso inferior) e numa habitação (piso superior).
A estratégia do projeto assenta na ideia do reuso, dando continuidade à história da casa pela adaptação funcional e adequação ao conforto doméstico contemporâneo. A intervenção procura então preservar a linguagem arquitetônica do existente, utilizando maioritariamente técnicas antigas de construção em pedra e madeira, típicas da região.
Os sinais de modernidade surgem pontualmente e de forma natural pela inevitável alteração funcional dos espaços. Porém, o projecto não procura omitir mas antes evidenciar estes gestos, enquanto sequência temporal do objecto. A escada – elemento novo – consiste no expoente máximo desta intenção, tanto pela qualidade escultórica e material como pelo contraste do metal com a densidade das paredes de pedra adjacentes.
O projeto preserva ainda a volumetria da construção e a linguagem exterior marcada pela textura da pedra – cirurgicamente intervencionada – e repõe os caixilhos originais em madeira com uma cor que se enquadra na história local.